Ana Cristina Ferrão

Ana Cristina Ferrão

Biografia

Natural de Lisboa, cidadã do mundo, Ana Cristina Ferrão dedica a alma e o coração à comunicação social, a par de uma carreira profissional absorvente na área da consultoria de sistemas de informação.
Em 1979, tem o seu primeiro contacto profissional com a rádio, através do programa O Som da Frente, na Rádio Comercial, e o célebre "bichinho" radiofónico instala-se. Cria e desenvolve para o mencionado programa a rubrica Sinais de Fumo, assinando também colaborações no programa de fim-de-semana A Caixa de Música, e realiza e co-apresenta a série de programas semanais Loiras, Ruivas e Morenas, dedicada, como o nome indica, à presença feminina na música. Ainda na Rádio Comercial realiza outras duas longas séries: uma dedicada a Jim Morrison e aos Doors, coincidente com o 25º aniversário da edição do single Light my Fire, intitulada Rei Lagarto e Outras Histórias, outra dedicada aos Beach Boys intitulada Beach Boys - um Sonho Americano.

Fora da rádio e no domínio da escrita, em 1990 acede ao convite dos Xutos & Pontapés e escreve o livro Conta-me Histórias, uma biografia da banda repleta de aventuras do célebre grupo nacional e de retrato social dos anos 80 em Portugal. Conta-me Histórias conseguiu um impacto notável no nível de vendas e comentários na imprensa, como o de Manuel Falcão (no Sete) que o considerou como «a inauguração do livro musical no nosso País» ou de Pedro Rolo Duarte que disse dele, ser "um verdadeiro objecto Rock".

Desde o início ligada ao lançamento da XFM (1993), cria uma nova rubrica para os programas Grande Delta (de António Sérgio) e Café Virtual (de Aníbal Cabrita). A convite de Manuel Hermínio Monteiro, escreve no mês de Agosto de 1995 um livro dedicado a Kurt Cobain, aos Nirvana e a Seattle, reunindo a publicação bilingue das canções de Cobain com "uma visão jornalística sul-europeia sobre o fenómeno Nirvana", como o viria a caracterizar Álvaro Costa no programa da Antena 3 Drive-in.

Em 1996 traduziu Touching from a Distance, a biografia de Ian Curtis, escrita pela sua mulher Deborah Curtis, que viu a edição portuguesa com o título Carícias Distantes. Em 1997 regressou à Rádio Comercial assinando a série de rubricas F.U.C. - Fadas, Unicórnios e Cyborgs - um panfleto sonoro que se prolongou até 2002. De Fevereiro a Maio de 2002, realizou e apresentou Waiting on Waits, uma série semanal de emissões dedicadas a Tom Waits. Em Setembro desse ano realiza também "o desenho de estação" para o especial Pearl Jam que decorreu de Setembro a Novembro.
Desde 1999 Ana Cristina Ferrão é também a criadora e organizadora dos Seminários Super Bock Super Rock que se realizam a par do homónimo e célebre festival. Fã de banda desenhada, incapaz de adormecer sem ler e ouvir música
partilhar
Conta-me Histórias - Xutos e Pontapés
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
19,00€
Assírio & Alvim
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.