Alcides José Delgado Lopes

Alcides José Delgado Lopes

Biografia

Alcides Lopes é natural de Porto Novo – Ilha de Santo Antão, Cabo Verde. Licenciado em música pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).
Foi professor na escola de música Simbôa, no Palácio de Cultura Ildo Lobo (2010-2011).
Trabalhou na Casa da Música da Uni-CV (2011-2012), quando publicou Educação Musical em Cabo Verde pela Revista Portuguesa de Educação Artística em 2012.
É mestre em Antropologia pela UFPE (2015), e atualmente é doutorando em Antropologia na mesma instituição.

Em 2015 publicou uma resenha sobre a obra Quando a tristeza é bela: o sofrimento e a constituição do social e da verdade entre os Ave de Jesus – Juazeiro do Norte – CE, de Roberta Campos, na Revista de Estudos e investigação Antropológicas (REIA).
Em 2016, na mesma revista publicou O crioulo de Cabo Verde e a música popular: processos semióticos na construção e preservação da identidade social em dimensões transnacionais globalizantes.
Em 2017, além de participar de mais uma edição do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (VIII ENABET 2017) no Rio de Janeiro, publicou uma resenha sobre a edição em português da obra de A. Seeger, Por que cantam os Kisêdjê, na Revista da associação, Música e Cultura.
Mais recentemente voltou a publicar na revista do programa (REIA), o artigo intitulado Os nossos brancos': Arte vocal e socialização Kisêdjê. Alcides tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em música e Documentários etnográficos. Seu campo de pesquisa é Etnomusicologia.
partilhar
Os Tamboreiros da Ilha das Montanhas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
13,50€
Livraria Pedro Cardoso
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.