Alain Decaux

Alain Decaux

Biografia

Alain Decaux nasceu a 23 de Julho de 1925 em Lille, em França. Iniciou o liceu em Lille e acabou em Paris. Tirou o curso de Direito em Paris e mais tarde, em Sorbonne, cursou História. Os seus primeiros artigos de história são publicados a partir de 1946. O seu primeiro livro, Luís XVII, foi publicado em 1947. Foi galardoado pela Academia Francesa com a sua obra Letizia, há já 25 anos.
No mundo audiovisual fundou a Radiodifusão Francesa, em 1951 (com André Castelot e Jean-Claude Colin-Simard, depois Jean-François Chiappe), A Tribuna da História, emissão que será difundida sem interrupções apenas em 1997. Em 1957, criou (juntamente com Stellio Lorenzi e André Castelot) A Câmera Explora os Tempos na Televisão francesa.
De 1969 a 1988, Alain Decaux fez, no segundo canal de televisão, na Antenne 2, depois na TF1, o pragrama Alain Decaux Narra, emissão em que durante uma hora tratava de uma personagem ou de um acontecimento da História. Paralelamente ele anunciava a publicação das suas obras. Decaux é o primeiro presidente, no título de televisão, da sociedade dos autores e compositores dramáticos. De junho de 1988 a maio de 1991, é ministro delegado do ministro do Estado, ministro dos Assuntos Estrangeiros. De 1991 a 2000, preside a Associação Francesa da Acção Artística. Depois de 1998, preside o Colégio dos Conservadores de Chantilly.

partilhar

bibliografia

A Revolução da Cruz
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
9,25€
Paulus
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.