CAFÉ BERTRAND
PROVE OS NOSSOS LIVROS

«O café é uma das feições mais characteristicas de uma terra. O viajante experimentado e fino chega a qualquer parte, entra no café, observa-o, examina-o, estuda-o, e tem conhecido o paiz em que está, o seu govêrno, as suas leis, os seus costumes, a sua religião.
Levem-me de olhos tapados onde quizerem, não me desvendem senão no café; e protesto-lhe que em menos de dez minutos lhe digo a terra em que estou se for paiz sublunar.» - J. B. Almeida Garrett, Viagens na Minha Terra, Typ. Gazeta dos Tribunais, 1846, 1ª edição, volume 1, pág. 62
Em 2017, comemoramos o nosso 285.º aniversário com a abertura do Café Bertrand, um espaço que vem acentuar a fusão entre história e modernidade, permitindo que os clientes juntem sabores às suas leituras.
Os livros (de gastronomia, de vinhos, de poesia...) foram a nossa fonte de inspiração. Por isso lhes reservamos um merecido destaque na carta do nosso café, que é também uma homenagem aos livros, aos que nela mencionamos e aos tantos outros que ficaram de fora.

A nossa carta foi engenhosamente pensada a partir dos próprios livros de receitas que aqui se vendem, qual vínculo entre o Café e a Livraria Bertrand.
Dividida em Prove a qualquer hora, Nem carne nem peixe (opções vegetarianas), Prove entre as 12:30h e as 20h e Prove a qualquer hora - frutas e doces, a carta do Café Bertrand satisfaz todos os gostos e ocasiões e os pratos que a compõem são confecionados com ingredientes nacionais de qualidade.
A partir dela, é possível fazer uma ligação entre aquilo que se prova e os livros, sugerindo leituras e indicando onde se podem encontrar as receitas e especialidades. Na carta de vinhos podemos encontrar a cotação, os prémios recebidos e localizar cada vinho na nossa geografia.

Através dos livros, fazemos uma viagem pelo nosso país:
» azeitonas, tremoços e presunto de porco preto do Alentejo;
» queijo, requeijão e compotas da Serra da Estrela;
» o famoso chèvre da Maçussa;
» conservas de peixe de Matosinhos;
» as melhores cervejas artesanais portuguesas feitas nas colinas de Lisboa e vinhos de Trás-os-Montes ao Algarve, incluindo os nossos generosos e licorosos mais reputados.

Podemos continuar o nosso roteiro com:
» torricados à moda do Ribatejo;
» brusquetas e pesticos mediterrânicos;
» saladas muito originais como a Salada Renascentista ou de Pera-Rocha;
» pequenos pratos, como os Tomates à Padre Chico, cortesia do grande gastrónomo Alfredo Saramago.
Não faltam também as opções sem glúten.

Na pastelaria, temos provavelmente os melhores croissants de Lisboa, além de bolas de Berlim e torta de laranja de Alcobaça, doçaria alentejana e um bolo de chocolate sem glúten.
A cada secção juntamos as sugestões de nomes incontornáveis da gastronomia portuguesa ou mundial com outras de autores menos conhecidos - todos têm em comum a paixão e o saber gastronómicos.
Como “O fim é o princípio”, após um momento de degustação e leitura neste espaço de Pessoa, sugerimos que faça uma expedição à livraria mais antiga do mundo.
Visite-nos de 2ª a 6ª, das 9h às 20h, e aos fins-de-semana das, 9h às 13h.
Rua Garrett, 73-75 1200 – 203, LISBOA
Telefone: 21 762 60 10 - E-mail: [email protected]