Xaguate
de Teixeira de Sousa
Sobre o livro
Xaguate. Já não hora di bai. A aventura do regresso e não a da partida. As casa e os rostos que tecem o presente - e os "fios" que teimam em vir do passado.
O corpo quente e provocante de Rosa - tão cosmopolita e independente como o Xaguate Hotel -, que triunfa desse passado onde o sobrado marcava a desigualdade e a distância que via no rosto de Cristalina.
Romance de uma realidade transformada e dum homem que também por ela se vai transformando, Xaguate encerra toda uma rica simbologia, consubstanciada nas forças telúricas que emanam das suas últimas páginas e que brotam dos campos de lava, do rebanho de cabras, do sol rompendo com vigor e das coxas ardentes de Rosa, palpitantes como a nova vida que desse encontro certamente irá brotar.
Contra Mar e Vento (contos), Ilhéu de Contenda (romance), Capitão de Mar e Terra (romance) e a presente obra, todos editados por Publicações Europa-América, constituem um conjunto de obras que colocam Teixeira de Sousa no topo da literatura cabo-verdiana.