Vontade de Mudança

Cinco décadas de artes plástica

de Rui Mário Gonçalves 

Bertrand.pt - Vontade de Mudança
Editor: Editorial Caminho
Edição: abril de 2004
14,90€
Esgotado ou não disponível

Este livro reúne alguns contributos para o estudo da situação da arte em Portugal, antes, durante e depois do 25 de Abril.
Os anos quarenta introduziram na vida artística portuguesa a consciência do momento histórico que se vivia. Numerosos artistas procuraram ser imediatamente interventivos, fosse através da acção política fosse numa crescente consideração do valor intrínseco da arte, cujas tendências vanguardistas começavam a diferenciar-se. Mas os voluntarismos políticos e os artísticos nem sempre coincidiram, mesmo entre aqueles que apostavam na mesma concepção de sociedade.
Dois fortes momentos de esperança surgiram em 1945 e em 1974. O primeiro mudou algumas consciências, mas pouco as condições sociais; o segundo mudou muito, tanto as consciências como as condições sociais. O golpe militar de Abril teve imediatamente adesão popular, o que levou a sublinhar temporariamente os aspectos mais socializantes do programa dos capitães. No âmbito da vida cultural, agora livre de Censura, os artistas e os críticos, reunidos nas suas associações profissionais, estudaram seriamente a nova situação política e fizeram propostas mais lúcidas e estruturadas do que as de 1945, na instauração de relações mais dinâmicas da arte com o público.

Rui-Mário Gonçalves dedica-se desde 1958 às artes plásticas, com uma intensa actividade na área da crítica, na qual alcançou, em 1963, o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de Crítica de Arte. Autor de vários artigos e obras, presentemente é professor catedrático convidado na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Vontade de Mudança
Cinco décadas de artes plástica
ISBN:
9789722116213
Ano de edição:
04-2004
Editor:
Editorial Caminho
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 230 x 20 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
198
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.