Uma História Cultural do Mar
de John Mack; Tradução: Sarah Adamopoulos
Sobre o livro
Grande parte da população do mundo vive em zonas litorais ou perto delas, e as pessoas habitam e envolvem-se com o mar de múltiplas maneiras.
Este livro explora a diversidade dos próprios mares, das tecnologias marítimas, muito especialmente a prática da navegação, e as diferentes culturas estabelecidas em torno do mar e dos marinheiros, mostrando de que forma as duas esferas, a da terra e a do mar, nunca estão completamente separadas.
Abarcando uma vasta rede de campos de estudo, esta obra recorre à historiografia, à arqueologia marítima, à antropologia, à história da arte, à biografia e à literatura para levar a cabo um levantamento inovador das águas que nos cercam.
«Não há nada que seja ao mesmo tempo tão sedutor e uma fonte de desencanto e de escravidão quanto a vida no mar», escreveu Joseph Conrad. Não existe seguramente nada tão indissociável do desenvolvimento do mundo moderno.
Em O Mar. Uma História Cultural, John Mack pensa essas vastidões, que nos unem e dividem, e o modo como os seres humanos interagem por causa do mar, da navegação à colonização mercantil.
Edição Ilustrada com fotografias, desenhos e mapas. Prefácio de Álvaro Garrido.