Um Mundo de Pernas para o Ar
de Elan Mastai
Grátis
Sobre o livro
Estamos em 2016 e no mundo de Tom Barren a tecnologia solucionou os grandes problemas da humanidade: não há guerra, nem pobreza, nem abacates pouco maduros. Infelizmente, Tom não é um homem feliz. Perdeu a rapariga dos seus sonhos. E o que é que uma pessoa faz quando está de coração partido e depara com uma máquina do tempo? Faz uma estupidez. Agora Tom dá por si numa realidade paralela aterradora (que nós reconhecemos logo como sendo o nosso 2016) e só pensa em corrigir o erro e voltar para casa. Mas é então que descobre uma versão encantadora da sua família, da sua carreira e de uma mulher que pode muito bem ser a mulher da sua vida. Tem agora de enfrentar uma escolha impossível. Regressar para a sua vida perfeita, mas pouco emocionante, ou permanecer na nossa realidade, um mundo caótico, mas onde terá ao seu lado a sua alma gémea.
À procura da resposta, Tom é levado numa viagem pelo tempo e pelo espaço, tentando perceber quem é de facto e qual será o seu futuro. Cheio de humor e emoção, um livro inteligente e caloroso que é uma poderosa história de vida, de perdas e de amor.
Sempre gostei bastante de histórias sobre viagens no tempo. Há sempre algo de fascinante, mas também bastante solitário nessa possibilidade. "Um Mundo de Pernas para o Ar" surge como uma surpresa nessa categoria de Ficção Científica. Tom, o protagonista, vive num 2016 diferente do nosso, onde uma fonte de energia limpa e inesgotável inventada nos anos 50 permite que se viva numa utopia. Mas Tom é uma personagem real e cheia de defeitos e uma série de más decisões faz com que seja transportado no tempo e que altere a sua realidade para uma mais semelhante à que conhecemos. Mais cinzenta, portanto. Elan Mastai consegue equilibrar bastante bem uma história de entretenimento com algumas teorias científicas bastante interessantes. Com um estilo muito cinematográfico, é um livro que nos faz pensar bastante sobre a nossa realidade, decisões e possibilidades sem que nunca se perca o interesse na demanda de Tom. Se gostou da vertente familiar aliada à ficção científica de "Matéria Escura", de Blake Crouch, "A Mulher do Viajante do Tempo", de Audrey Niffenegger, e "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August", de Claire North, este é certamente um livro a manter debaixo de olho.