Um Esboço de Portugal Durante a Guerra Civil de 1834
de James Edward Alexander
Sobre o livro
Apesar do reconhecido interesse dos livros de viagem sobre Portugal, é ainda reduzido o número de viajantes ingleses traduzidos, continuando vedado ao grande público um conhecimento alargado daqueles que, sobretudo entre meados do século XVIII e finais do século XIX, estiveram em Portugal e sobre o nosso país e escreveram.
James Edward Alexander, geógrafo, naturalista e militar, constitui um desses casos. O seu relato afigura-se como uma obra de referência sobre Portugal de 1834 e a Guerra Civil, dando-nos a conhecer a sua perspectiva sobre a participação britânica na guerra e oferecendo nos um interessante o retrato de D. Pedro, ao mesmo tempo que nos fornece sugestivos quadros de Lisboa e dos seus habitantes.
Publicado em 1835 e traduzida em alemão no ano seguinte, "Sketches in Portugal during the civil war of 1834, que Gustavo Matos Sequeira incluí na sua Bibliografia Olissiponiana e considera "deveras interessante e valioso para o estudo história dos sucessos e factos que relata", surge agora, pela primeira vez, em tradução portuguesa e anotado pela professora Teresa Pinto Coelho.
O relato de além de Alexander mostra como a literatura de viagens em Portugal se foi modificando, atingindo diferentes tipos de público, neste caso alargando aos militares, embora mantendo os traços de continuidade na pintura de gentes e costumes, e como, em última análise, é mais vasta e variada do que geralmente se tem julgado, havendo ainda muito que revelar.