Um Dia Esta Dor Vai Ser Útil
de Peter Cameron
Sobre o livro
Um Dia Esta Dor Vai Ser Útil é a história de um rapaz sofisticado e vulnerável com um grande apreço pelo mundo, mas sem a menor ideia de como viver nele. James tem 18 anos, é filho de pais divorciados. Eloquente, sensível e cínico, rejeita as presunções que orientam o mundo adulto que o rodeia - incluindo a expectativa de que irá para a universidade no outono seguinte.
Por ele, mudar-se-ia para uma casa antiga numa cidade pequena do Midwest. Um Dia Esta Dor Vai Ser Útil passa-se durante uns dias abrasadores de verão. Ao mesmo tempo que faz confidências à sua compreensiva avó, James boicota uma psicóloga astuta, lamenta a sua irmã pretensiosa e cria uma identidade falsa online para poder avançar com o fraquinho que sente por alguém próximo.
Uma poderosa história de quem questiona o tempo, a família, o mundo e a si próprio.
LA Weekly
«Um livro deslumbrante.»
The New York Review of Books
«Maravilhosamente concebido e escrito... engraçado, terno e sofisticado.»
Booklist
«Um personagem principal brilhante e cuja voz se fará ouvir muito depois da sua história acabar.»
Chicago Tribune
«A prosa de Peter Cameron mistura-se habilmente numa linguagem simples e admirável.»
Newsday
Este livro é interessante para quem está prestes a ir para a Universidade ou para quem está prestes a sair da mesma porque aborda vários pensamentos que percorrem a nossa mente. O facto de querer comprar casa ou arrendar, o ir ou não ir para a universidade, as esperanças dos pais sobre o nosso futuro. O livro vai seguir o James, um rapaz de 18 anos filho de pais divorciados. A maneira como ele vê o mundo está presente ao longo de todo o livro e vamos seguindo o seu dia-a-dia e das pessoas que são mais próximas: a avó, o pai, a mãe, a irmã e as conversas que tem com a sua psicóloga. No meio de tudo isto o James vai criar um perfil falso para poder admitir a atração que sente por alguém. Com reflexões sobre política, religião, o mundo em geral. O livro aborda temas como a depressão, a homossexualidade, as relações familiares, a perda e o medo do futuro.
Uma leitura inesperada, que se tornou numa das minhas favoritas. É uma história envolvente, narrada na voz leve e cativante de um jovem de dezoito anos, onde se explora o tema da adolescência e da passagem à idade adulta. É um livro que se lê de forma compulsiva e que fica connosco mesmo depois de terminarmos. Recomendo!!