Tróia, Meu Amor
de Emília Moreira
Sobre o livro
"Depois dirigiu-se à professora dizendo "Agora nós!" Esta ainda tentou manter a calma, mas o aluno aplicou-lhe logo um violento murro que lhe provocou a perda da consciência …"
Este livro apresenta, através de dez contos que se entrelaçam, retalhos da existência de seis mulheres e um homem que se sentem de certa forma violados pela vida.
A professora Sara depois da morte dos pais é informada pela escola que o seu próprio filho anda a consumir drogas (Salve-se Quem Puder), e Cristina depois de sofrer um desgosto de amor, começa a andar deprimida e, passado algum tempo, é-lhe diagnosticada doença bipolar (Sonho Desfeito e Discriminada).
A personagem masculina, contra todos os pressupostos, revela-se aqui um ser fraco que acaba com a própria vida por não conseguir encará-la de frente. Já as mulheres são as heroínas pois sofrem reveses mas levantam-se ainda mais fortes. Desafiando as mentalidades retrógradas que discriminam e estigmatizam os seres diferentes, elas ultrapassam todos os obstáculos e acabam por transmitir uma mensagem de esperança.