Tratado de Medicina Legal
de Francisco Corte Real, Agostinho Santos, Eugénia Cunha e Laura Cainé
Grátis
Sobre o livro
A realização de exames e perícias de medicina legal e forenses assume uma importância fulcral para a sociedade, tendo em conta a relevância da prova pericial no exercício da justiça, no âmbito do direito penal, civil e do trabalho. Na observância das normas e dos preceitos legais e éticos e em articulação com as autoridades judiciárias e judiciais competentes, os peritos médicos têm, assim, a importante missão de reunir as evidências necessárias para o apuramento da verdade.
Em colaboração estreita com o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I. P., e reunindo o saber atestado pela investigação científica e pela prática de uma vasta equipa multidisciplinar, esta obra completa encontra-se estruturada em sete partes, nas quais se percorrem e aprofundam os temas de base histórica, jurídica e ética da medicina legal e as várias temáticas associadas à área forense, nos ramos da patologia, da clínica, da toxicologia, da genética, da psiquiatria e da psicologia.
Desta forma, o Tratado de Medicina Legal constitui-se não só como uma ferramenta essencial para estudantes do ensino superior e investigadores, mas também como um documento orientador da atividade profissional dos peritos médicos e não médicos.
Temas:
- História da medicina legal
- Estatuto jurídico do cadáver humano
- Ética e Intervenção médico-legal
- Qualidade e acreditação de atividades forenses
- Exame do local e do hábito externo
- Fenómenos cadavéricos e de conservação
- Medicina dentária em patologia e clínica forenses
- Nexo de causalidade e estado anterior
- Estimativa da idade e Lesões
- Imagiologia forense
- Medicina legal no Serviço de Urgência
- Enfermagem forense
- Fotografia forense
- Toxicologia forense
- Genética
- Criminalística biológica
- Psiquiatria forense
- Avaliação psicológica forense
- Perícias e Relatórios (neuro)psicológicos forenses