Grátis
Sobre o livro
ANTERO DE QUENTAL (1842-1891) como poeta da escola romântica publicou" Primaveras Românticas" e "Odes Modernas". Todavia a sua intervenção social foi bastante activa e determinante no pensamento português, para o que contribuiram as viagens políticas que efectuou a França, ao Canadá e aos Estados Unidos. A influência do socialismo experimental de Proudhon foi determinante.
O seu sentido de responsabilidade intelectual e cívica certamente o motivou para organizar O TESOURO POÉTICO DA INFÂNCIA, antologia em que seleccionou textos de João de Deus, Castilho, Tomás Ribeiro, Júlio Dinis, Guerra Junqueiro, Gonçalo Crespo, Mendes Leal, Bulhão Pato, incluindo autores populares anónimos e obviamente alguns poemas da sua própria autoria.
Na nota introdutória Antero de Quental afirma "a poesia constitui o instrumento por excelência acomodado para desenvolver, e até evocar, na alma infantil, aquele sentido do bem e do belo, sem o qual, mais tarde, a própria rectidão do carácter degenera numa dureza intolerante e estreita" e conclui
"Se as mães de família e os mestres inteligentes acolherem com favor este livrinho, aplaudir-me-ei por este pequeno serviço prestado à causa da educação."