Terceira Idade & Informática
Aprender revelando potencialidades
de Vitória Kachar
Grátis
Sobre o livro
"Em setembro de 1991, quando implantamos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo um projeto de educação permanente, ao qual demos o nome de Universidade Aberta para a Terceira Idade (hoje Universidade Aberta para a Maturidade), voltado para pessoas com 50 anos e mais - que atualmente está reduzida para interessados com 40 anos e mais - nosso objetivo era oferecer a elas, na forma de um curso de extensão cultural, uma oportunidade para reciclarem e atualizem seus conhecimentos, receberem orientações básicas de como cuidar da saúde com o passar do tempo e participarem de atividades sócio-educativas. A iniciativa foi logo um grande sucesso, atraindo homens e, principalmente mulheres maduras, todos interessados em poder ficar sintonizados com o mundo contemporâneo e dar um novo significado para suas vidas voltando aos bancos escolares. Mas não obstante o êxito imediato da proposta, sentíamos, já na segunda metade dos anos 90, que faltava aos novos aprendizes, além das matérias e atividades acadêmicas do curso, uma possibilidade opcional de responder às exigências cada vez maiores da chamada sociedade da informação. Em outras palavras, abrir-lhes o mundo da informática e colocá-los em contato direto com o computador, explorando as quase infinitas possibilidades da máquina. Foi nesse momento que conseguimos encontrar uma professora disposta a enfrentar aquilo que parecia um grande desafio: mostrar aos alunos que a idade não representava nenhum empecilho para iniciá-los naquele mundo aparentemente difícil e misterioso. Essa pessoa foi Vitória Kachar, que assumiu aquela tarefa, mostrando, desde logo, muita competência, dedicação e, sobretudo, muito amor ao seu trabalho, desenvolvendo uma notável experiência pedagógica. É essa experiência, que mudou radicalmente a vida de muitos alunos, abrindo-lhes novos horizontes e garantindo-lhes, segundo as palavras da mestra, o direito de aprenderem e apreenderem o mundo, transmudando-se com os novos saberes, que está apresentada neste livro, o qual se traduz, certamente, numa grande contribuição da autora não só para a teoria e a pesquisa no campo da educação de adultos, como um interessantíssimo aporte para os estudos gerontológicos em nosso país. - Antônio Jordão Netto - Sociólogo, gerontólogo e Coordenador dos Cursos da Universidade Aberta à Maturidade da PUC-SP