Bertrand.pt - Tanka - Séculos IX a XI
Opinião dos livreiros
(1)

Tanka - Séculos IX a XI

O Japão no Feminino I

de Luísa Freire 

Editor: Assírio & Alvim
10,00€
Esgotado ou não disponível

As duas autoras presentes neste volume viveram no período mais florescente da história literária e artística do Japão — a era Heian — que durou cerca de 400 anos (794-1185). Ambas são figuras centrais dessa Idade de Ouro, durante a qual as mulheres escritoras tiveram um papel decisivo na fixação do japonês como língua poética e também na divulgação de uma forma principalmente feminina — o tanka — que mais tarde foi dando lugar ao haiku, inicialmente masculino e (talvez por isso) mais cedo conhecido e divulgado no Ocidente. Ono no Komachi (834?-?) e Izumi Shikibu (974?-1034?) foram as grandes representantes da poesia da corte de então e marcos importantes na poesia japonesa de todos os tempos que, ao longo dos séculos, se foram tornando uma lenda e uma referência.

As duas mulheres — a primeira uma figura lendária na história literária do Japão, a segunda a maior mulher poeta do país — ultrapassam a sua época e podem, segundo os críticos, igualar-se às maiores autoras de qualquer período e quadrante.

  • Um retrato poético do Japão nos séculos IX e XI
    Rebeca Gomes - Vasco da Gama | 05-06-2021

    A poesia de duas das mais importantes mulheres na literatura japonesa - Ono no Komachi e Izumi Shikibu - é dos únicos relatos que nos restam da era Heian (Japão, séc. IX-XI). Através destes poemas vêem-nos retratos da vida na corte, de romances, da natureza, com uma linguagem deliciosamente simples mas sempre repleta de significado(s), por vezes cheios de humor e outras repletos de emoção e sentimentalidade.

Tanka - Séculos IX a XI
O Japão no Feminino I
ISBN: 978-972-37-1260-5 Editor: Assírio & Alvim Idioma: Português Dimensões: 145 x 205 x 7 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 80 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Poesia
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.