Sociedades Comerciais - Valores Mobiliários e Mercados

(6ª Edição)

de António Pereira de Almeida 

Bertrand.pt - Sociedades Comerciais - Valores Mobiliários e Mercados
Editor: Coimbra Editora
Edição: fevereiro de 2011
53,00€
Esgotado ou não disponível

Da nota introdutória
"Nas primeiras edições deste livro limitei-me a analisar a estrutura orgânica das sociedades comerciais e as participações sociais.
Com a entrada em vigor do C.Y.M. - aprovado pelo Dec.-Lei n.º 486/99 - e o fenómeno da globalização das economias, os valores mobiliários (acções e obrigações) ganharam uma importância e uma dinâmica acrescidas, o que tomou necessário um estudo mais aprofundado deste conceito, para uma completa compreensão da realidade jurídica e económica das sociedade comerciais, em particular das sociedades abertas, que já se reflectiu na 3.ª edição.
Entretanto, por influência dos princípios da corporate governance, o Dec.-Lei n.º 76-A/2006 introduziu significativas alterações ao C.S.C., passando a existir 3 modelos alternativos de administração e fiscalização das sociedades anónimas, que já foram contemplados na 4.ª edição.
A 5.ª edição acrescentou os Valores Mobiliários ao título Sociedades Comerciais, desenvolvendo e actualizando o seu regime e das formas organizadas de negociação, em virtude das importantes alterações introduzidas no CVM pelo Dec.-Lei n.º 357-A/2007, por influência da Directiva n.º 2004/39/CE - Directiva dos Mercados e Instrumentos Financeiros (DMIF).
Com a entrada no 2.° milénio, a dinâmica dos mercados, associada ao fenómeno da globalização, originou um processo criativo de novos instrumentos financeiros, que ganharam uma extraordinária relevância, assumindo a natureza de género, do qual os valores mobiliários passaram a espécie, com destaque para os instrumentos financeiros derivados, que, aliás, estão na origem da recente crise financeira.
Neste contexto, toma-se imperioso dar uma maior relevância ao estudo dos mercados e dos instrumentos financeiros, como meios fundamentais para a recolha de poupanças, necessárias ao funcionamento das sociedades abertas no mercado primário e sua negociação no mercado ?8 Nota Introdutória secundário, bem como aos mecanismos de hedging através dos instrumentos financeiros derivados. Por essa razão, optou-se por acrescentar os Mercados ao título desta 6.ª edição.
Naturalmente que também se tiveram em consideração as recentes alterações legislativas, nomeadamente, relativas, à simplificação do processo de fusão e prestação de contas (Dec.-Lei n.º 185/2009), às fusões transfronteiriças (Lei n.° 19/2009), ao regime sancionatório dos crimes contra o mercado (Lei n.º 28/2009) e ao exercício de direitos sociais e acções sem valor nominal (Dec.-Lei n.º 49/2010), bem como Regulamentos da CMVM quanto a deveres de informação (Regulamento n.º 5/2008), governo das sociedade cotadas (Regulamento 1/2010) e short selling (Regulamento n.º 4/2010).
Como não podia deixar de ser, dada a importância do "Direito do Balanço", reformulou-se totalmente esta matéria, à luz do novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) aprovado pelo Dec.-Lei n.º 158/2009 e legislação complementar.
Aproveitou-se ainda a ocasião para o desenvolvimento do estudo de vários institutos, resultante de uma profunda reflexão, tendo em atenção as mais recentes produções doutrinais e a jurisprudência de referência."

Sociedades Comerciais - Valores Mobiliários e Mercados
(6ª Edição)
ISBN:
9789723219166
Ano de edição:
02-2011
Editor:
Coimbra Editora
Idioma:
Português
Dimensões:
162 x 230 x 47 mm
Páginas:
966
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
EAN:
9789723219166
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.