Sida - Os Media são Deuses de Duas Cabeças
Como estruturar campanhas de saúde pública
de Orquídea Lopes
Sobre o livro
Estamos perante um livro de uma total e até, poderíamos dizer, dramática actualidade que liga a terrível e progressiva realidade da pandemia da SIDA com as possibilidades informativas e preventivas dos meios de comunicação (...) Mas é muito mais que isto, estamos perante uma janela que se abre à compreensão do fenómeno da SIDA e às potencialidades da comunicação televisiva, como instrumento eficaz de informação, prevenção e formação (...) Os agentes de saúde descobrirão aqui as variadas contribuições que podem receber do mundo da publicidade televisiva, nos seus objectivos preventivos e inclusivamente terapêuticos; os educadores podem aprender a ser conscientes da complexidade, dificuldades e problemas da sua função educativa nestes assuntos, para além de estratégias persuasivas e de adaptação, de transmissão de valores, atitudes, motivações e comportamentos juvenis que podem evitar, entre outras coisas, a infecção pelo vírus VIH.
José Ortega Esteban, do prefácio