Maria Helena Costa nasceu em Aveiro, em 1965.
É cristã, conservadora, casada, mãe de três filhos e avó de duas netas. Além de presidir à Associação Família Conservadora, tem uma participação ativa na vida pública como deputada municipal e de freguesia. Há cerca de sete anos, abdicou da carreira profissional para se dedicar à família e ao estudo da ideologia de género, do feminismo e dos fatores que têm provocado a erosão da Família.
Formadora certificada, realiza regularmente sessões de esclarecimento e palestras sobre os impactos das correntes ideológicas contemporâneas na infância, bem como as motivações subjacentes à tentativa de desconstrução sexual, pessoal e social.
É autora de várias obras publicadas, entre as quais se destacam: Identidade de Género – Toda a Verdade (2019),#éhoradospais – Uma defesa do superior interesse das Crianças (2020), Feminismo Tóxico (2022), Ideologia de Género – Crónicas publicadas no Observador (2023) e Identidade de Género – Ideologia ou Ciência? (2025).
Colabora habitualmente com artigos de opinião no jornal Observador, no Jornal Notícias Onda Viva, no semanário Sol e em diversos órgãos de informação digitais.(...)