Saudade
de Katherine Vaz
Sobre o livro
Saudade é o primeiro romance, publicado aos 30 anos, por esta escritora de ascendência portuguesa, natural da Califórnia, a quem agrada o epíteto de "prima americana" das nossas letras. O sucesso que aqui conheceu no ano passado a tradução de Mariana, um romance centrado na vida de Soror Mariana Alcoforado, a freira de Beja a que se atribuem as Cartas Portuguesas, levou a que a editora ASA apostasse agora na publicação de Saudade, centrado na história de uma família dos Açores, contada ao longo de duas gerações. Clara, a personagem principal, surda-muda, emigra para a América, após a morte da mãe. Aí recuperará a voz, mas a sua vida conhecerá momentos de grande violência, física e psicológica.
Uma narrativa fantástica, entre o assombro e o fascínio, num jogo de múltiplas realidades, onde se enquadram tradições e lendas portuguesas.
« (...) Vale a pena ler este primeiro livro de Katherine Vaz, contactar com o seu estranho universo, que não conhece fronteiras entre a vida e a morte, o real e o imaginário, como é próprio da literatura fantástica. Através do percurso iniciático de Clara que, primeiro, recupera a voz, para mais tarde reaprender a escrever, podemos ver a imagem de uma escritora que, a partir de uma mescla de culturas, conseguiu encontrar também o seu próprio caminho.» Teresa Almeida, Expresso