Revista Ler - dezembro 2015 - nº 140
Grátis
Sobre o livro
Entrevista de Capa | Gonçalo M. Tavares
«Se queremos que as palavras nos embalem, para podermos adormecer, há palavras que servem para isso. E há palavras que nos acordam, que constantemente nos acordam, mesmo que tenhamos muito sono.»
Uma entrevista de Anabela Mota Ribeiro.
Entrevista de Capa | Francisco Bethencourt
«O racismo está no coração da modernidade.» O historiador português, professor de História no King’s College, acaba de publicar o livro Racismos, na Temas e Debates.
Entrevista de Bruno Vieira Amaral.
A Grande Guerra entre Mário Cesariny e Luiz Pacheco As relações entre Mário Cesariny e Luiz Pacheco constituem dentro do surrealismo português, ou das suas adjacências, no período que vai de 1966 a 1974, ano da publicação do livro Pacheco versus Cesariny, um verdadeiro campo de batalha.
Artigo de António Cândido Franco.
A fronteira húngara e a identidade da Europa
No início de Setembro, Luís Naves partiu em viagem para a Hungria a fim de assistir, no terreno, à chegada de milhares de refugiados vindos dos territórios da antiga Jugoslávia. O retrato não é copiado dos telegramas das agências de notícias; foi obtido no terreno, real e doloroso.
O Mistério Ferrante
Elena Ferrante continua a conquistar leitores em todo o mundo. Isabel Lucas esteve em Nova Iorque, cidade onde se fala de Elena Ferrante - para perceber o mistério. Joyce Carol Oates: Inspiração e obsessão «Há tanta literatura que tem origem num desejo - em alguns escritores a necessidade - de captar o que na vida é perecível.» Um ensaio exclusivo de Joyce Carol Oates sobre as escolhas dos grandes autores.
Bibliografias: 10 listas de 10 livros sobre quase tudo Um livro existe para que nos possamos servir dele - e as nossas obsessões, buscas, perplexidades, interesses. Aqui está uma primeira recolha, sem ordem nem disciplina: sobre o Japão, marcianos, LGBT, espionagem, desporto, álcool e alcoolismo, xadrez, ornitologia ou viagens, por exemplo. Textos de Francisco José Viegas e Bruno Vieira Amaral.
Biografia: Ted Hughes Mais do que uma simples biografia não autorizada, Ted Hughes - The Unauthorised Life é a narrativa de uma vida não autorizada, como explica o seu autor, Jonathan Bate. Por Hugo Pinto Santos.
Siegfried Kracauer Pela primeira vez editado em Portugal, o pensador e ensaísta alemão Siegfried Kracauer apresenta-se aos leitores com Os Empregados, obra que se confronta com a dinâmica da racionalidade instrumental para falar dos seus efeitos na vida dos homens.
Crónicas: Abel Barros Baptista, Eugénio Lisboa, Tiago Cavaco, Leonor Baldaque Correspondentes | Ivone Mendes da Silva, Tiago Moreira Ramalho, Fausta Cardoso Pereira, etc.
E ainda Manifestos, Virtudes Cardeais, Coisas Verdadeiramente Importantes, Leituras Miúdas, Obituários, Globo, 30 Livros do Trimestre, Finalíssima.