Revista Ler 135 - Setembro / 2014
Grátis
Sobre o livro
Na edição do Outono da LER, não há destaque; tudo são destaques, porque é material de primeira. A abrir, um extracto do novíssimo livro de Mário de Carvalho, com conselhos para os jovens escritores portugueses - e uma carga de ironia sobre a «escrita criativa».
Depois, um longo artigo de Kalaf Epalanga, o líder dos Buraka Som Sistema, sobre "a melancolia da Kizomba", um género musical que domina as noites de Lisboa. É o tema de capa, merecidamente. O entrevistado é Afonso Cruz: escritor, ilustrador, músico e produtor de cerveja — um homem do Renascimento. Bernardo Pires de Lima e Anna Arutunyan escrevem sobre Vladimir Putin, o homem que se transformou no epicentro da crise no leste da Europa. Valério Romão é o autor de um ensaio sobre o «estado atual da pornografia».
De um dos livros mais aguardados este outono, O Capital no Século XXI, de Thomas Piketty, publicamos um extracto sobre o Estado Social europeu. Isabel Lucas tenta elaborar uma ementa especial a partir de referências gastronómicas na literatura; João Luís Barreto Guimarães escreve sobre Manuel António Pina, dois anos depois da morte do poeta; Hugo Pinto Santos apresenta-nos a poesia inglesa contemporânea; Carlos Câmara Leme foi perguntar aos críticos que novidades há, exatamente, na ficção portuguesa de hoje; João Leal sobre a importância da leitura da Bíblia; e um conto de Rodrigo Magalhães - além das crónicas, deliciosas, de Abel Barros Baptista, Eugénio Lisboa, Tiago Cavaco, José Rentes de Carvalho, Manuel da Silva Ramos ou Manuel Jorge Marmelo, entre outros.