Renascer
Do Medo à Confiança
de Raquel Dias
Sobre o livro
Este pequeno livro de mensagens apresenta os "devaneios de uma alma caprichosa", como gosta de caracterizar a autora. Numa maneira intimista e poética, apresenta um autorretrato de conversão.
Raquel Dias diz que este livro é um testemunho da sua caminhada desde que voltou para a Igreja. «Andei muito afastada durante mais de 20 anos. Fiz a primeira comunhão e depois afastei-me, cresci e fiz a minha vida toda, orgulhosamente só.» Mas há dois anos e meio uma missa de Profissão de Fé de uma sobrinha marca uma reviravolta na vida da autora. A homilia «não me fazia lembrar nada a imagem da igreja que me lembrava de pequenina, muito centrada no pecado e não no amor», refere Raquel Dias. A partir daí e dos convites da família, a autora começa um percurso que passou pela participação na Eucaristia Dominical, depois pelo Curso Alpha e variadas responsabilidades na paróquia de São Julião da Barra. Foi esta comunidade que que «me acolheu de braços abertos e me ajudou a caminhar e foi nela que descobri que nunca tinha deixado de acreditar, apenas tinha deixado adormecer essa parte de mim».
O livro Renascer... do medo à confiança surge da recolha de pensamentos soltos e sentimentos partilhados. Para Raquel Dias a dificuldade era a oração individual. «Eu achava que já não sabia rezar e isso angustiou-me. Como não sabia como falar, comecei a escrever.