Bertrand.pt - Recintos Megalíticos do Ocidente do Alentejo Central

Recintos Megalíticos do Ocidente do Alentejo Central

Arquitectura e paisagem na transição Mesolítico/Neolítico

de Pedro Alvim 

Editor: Edições Colibri
Edição: maio de 2021
Portes
Grátis
10%
16,00€
Poupe 1,60€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock
portes grátis

«Este estudo trata da arquitectura dos recintos megalíticos e menires associados, na parte ocidental do Alentejo Central. Com base nos dados arqueológicos disponíveis, é analisada a organização espacial dos monumentos e o modo em que aqueles se relacionam com a paisagem e o tempo cíclico, estabelecendo ligações visuais com elementos distintivos do relevo e alinhamentos para o nascente ou poente do Sol e da Lua, em momentos conspícuos dos respectivos ciclos. As evidências sugerem uma ideologia, expressa na arquitectura megalítica, que relaciona o espaço e o tempo de forma característica, com semelhanças, em diversos aspectos, com o que se verifica em outros monumentos pré-históricos da Europa atlântica. Tendo em conta os estudos recentes que propõem uma cronologia do Neolítico antigo/médio para os recintos megalíticos e a maior parte dos menires de Évora, Montemor-o-Novo, Mora e Reguengos de Monsaraz, estes dados são considerados no contexto mais vasto da transição entre o Mesolítico e o Neolítico, no centro e sul de Portugal, como manifestações de um processo que, supostamente, terá implicado transformações no simbolismo e nos preceitos de organização espacial das comunidades que o viveram.
Na transição do século, apesar do crescente e por vezes avassalador interesse turístico gerado pelos Almendres, degradando as acessibilidades e ameaçando a própria salvaguarda do sítio arqueológico, a acção pública de conservação estava praticamente reduzida a zero, sujeita à lógica de fazer depender a sua futura valorização, dos grandes investimentos turísticos privados anunciados para a Herdade mas, felizmente, nunca concretizados. Contrastando com a ausência de intervenção pública, o interesse científico pelo megalitismo alentejano e pelos menires em particular, não esmoreceu entre os antropólogos. Neste domínio, (…), destacou-se o GEMA (Grupo de Estudo do Megalitismo Alentejano) dinamizado, entre outros, por Manuel Calado (responsável pela identificação e estudo do Cromeleque de Vale Maria do Meio) e Pedro Alvim, o malogrado autor da tese de mestrado sobre os Almendres que agora, finalmente, é publicada. Arquitecto de formação, o interesse de Pedro Alvim orientara-se preferencialmente para o entendimento da organização espacial dos recintos megalíticos, na sua óbvia relação com as paisagens envolventes. Nesta perspectiva, o Cromeleque dos Almendres, por todos os motivos, assumiria um papel central na sua investigação, razão mais do que suficiente para que a Freguesia de Guadalupe se interessasse pelo seu trabalho que parecia vir ao encontro de tempos, aparentemente, mais favoráveis para o Cromeleque. (…). Naquele contexto, o desenvolvimento de novas investigações nos Almendres por Pedro Alvim, no âmbito da preparação de tese de doutoramento na Universidade de Durhan, perspectivava novos e indispensáveis dados científicos para enquadramento dos anunciados projectos de conservação e valorização. Infelizmente, o desaparecimento daquele investigador em Maio de 2015, de doença súbita e fulminante, privou-nos do seu inestimável contributo. Data de então, em reconhecimento do papel de Pedro Alvim (1970-2015) para o conhecimento e valorização contextual do Cromeleque dos Almendres, a intenção da União de Freguesias de N.ª Sr.ª da Tourega e N.ª Sr.ª de Guadalupe, de promover a edição da tese de Mestrado, defendida em 2009, na Universidade de Évora.»

António Carlos Silva - arqueólogo, presidente da Assembleia da União de Freguesias da Tourega e Guadalupe

Recintos Megalíticos do Ocidente do Alentejo Central
Arquitectura e paisagem na transição Mesolítico/Neolítico
ISBN: 9789895660148 Ano de edição: 05-2021 Editor: Edições Colibri Idioma: Português Dimensões: 207 x 295 x 7 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 130 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  História  >  Arqueologia
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.