Queres Brincar Comigo?
de Eric Carle e Xosé Ballesteros
Sobre o livro
"Era uma vez um ratinho que um dia saiu de casa
à procura de alguém com quem brincar.
- Olá amigo, queres brincar comigo?"
O colorido das ilustrações, a variedade das formas representadas, agrupadas através de colagens, bem como a expressividade das personagens, são qualidades inconfundíveis do estilo de Eric Carle. O texto, criado expressamente para acompanhar as imagens, segue a mesma estrutura encadeada do desenho: o ratinho - o mais pequeno da história, para que os benjamins da casa se identifiquem com ele - procura brincar com outros animais, cuja identidade vai sendo revelada à medida que se vai virando cada página.
Através de uma proposta aparentemente simples, o desafio consiste em levar o leitor a identificar os animais pelo seu apêndice final: crina, plumas, escamas, cauda... Importante também é a direcionalidade subtilmente imposta pela leitura, da esquerda para a direita, ou de conceitos como a ‘parte’ e o ‘todo’. Ao longo da história repete-se o esquema narrativo, através da mesma pergunta que o protagonista faz aos animais que encontra, mas que resulta em diferentes respostas, proporcionando assim a aquisição de novos vocábulos.
E, como fator de suspense, a sugerir a ideia de continuidade, há uma misteriosa personagem que, do princípio ao fim, está presente neste álbum. Em suma, uma história emocionante, divertida, atrativa do ponto de vista estético e didático, e, nesse sentido, aconselhável não só para os mais pequenos, como também para os primeiros leitores.