Porto Brutalista
de Magda Seifert e Pedro Baía
Grátis
Sobre o livro
Este livro, publicado pela editora Circo de Ideias e com edição de Pedro Baía e Magda Seifert, apresenta uma selecção de 20 obras localizadas no Porto, Gaia e Matosinhos, numa procura de ensaiar novas possibilidades de interpretação de uma arquitectura produzida com afinidades construtivas e materiais associadas ao Brutalismo.
O projecto editorial e de investigação permitiu desenvolver diferentes níveis de aproximação crítica ao objecto de estudo. Álvaro Siza conversou sobre o tema do Brutalismo e sobre algumas questões que se levantaram no decorrer do projecto.
Ben Highmore visitou algumas das obras seleccionadas no Porto e escreveu um ensaio a partir de uma perspectiva cultural. Tiago Lopes Dias e Alexandra Areia escreveram ensaios a partir das 10 obras seleccionadas em cada século. Pedro Treno concentrou-se em cada uma das 20 obras e escreveu pequenos textos de enquadramento crítico. Francisco Ascensão e Luca Bosco ensaiaram uma reportagem fotográfica das 20 obras, segundo uma sensibilidade decorrente da linguagem Brutalista.
O projecto editorial contou com o apoio da Ca^mara Municipal do Porto no âmbito do programa de apoio à criação artística Criatório 2018. O livro foi seleccionado para os Pre´mios FAD 2020, na categoria Pensamento e Cri´tica.