Porque Não Gostas de Mim?
de Marlene dos Santos
Grátis
Sobre o livro
Já alguma vez pensaste em ir passear um porco, em vez de um cão? E porque não? Já alguma vez pensaste em cuidar de um porco, vaca, ovelha, burro, da mesma forma que cuidas do teu cão? E porque não? Já alguma vez olhaste para um destes animais com o mesmo carinho com que olhas para o teu cão? E porque não? Se nunca pensaste sobre isto, então este livro é mesmo para ti. Quando abrires este livro, serás transportado para a história dos gémeos Tatiana e Fábio com a sua avó, e para a história comovente de dois animais que são colocados na vida deles para lhes dar uma lição de amor e empatia.
Uma história com episódios de diversão e tristeza, mas sobretudo de incompreensão relativamente à forma como os humanos tratam a maioria dos animais.
Porque Não Gostas de Mim?, de Marlene dos Santos, é uma obra profundamente tocante que nos ensina, com sensibilidade, o valor do amor e do respeito pelos animais. Ao longo da narrativa, somos conduzidos não apenas a refletir sobre a convivência harmoniosa com todas as criaturas, mas também mergulhamos em outras histórias e questionamentos essenciais sobre a nossa humanidade. Com empatia e delicadeza, o livro inspira-nos a cultivar compaixão, carinho e um olhar mais atento às conexões que compartilhamos com o mundo ao nosso redor. Uma leitura enriquecedora e transformadora.
Tenho o privilégio de conhecer a autora e digo privilégio pois é de facto uma mulher incrível, sempre pronta a abraçar uma causa, seja em prol de um planeta mais verde e sustentável, seja pelo digno tratamento e bem-estar de pessoas e animais. É uma mulher de armas, pronta a arregaçar as mangas e acreditar que vale a pena lutar por algo melhor. Desconhecia, no entanto, o seu gosto e talento para a escrita. A estória apresenta-se de uma forma bem carinhosa e fluída. E é um livro apto a todas as idades, com uma mensagem de fundo de amor incondicional e transversal para com todo e qualquer animal, seja ele doméstico ou selvagem, humano ou não humano. Podia simplesmente dizer que reflete lindamente a pessoa que a Marlene é. Esteticamente, o livro está muito bem conseguido, com ilustrações que nos agarram e guiam o nosso imaginário para acompanhar o desenvolvimento do conto. Como se estes não fossem por si só bons motivos para adquirir o livro, a Marlene adiciona mais uma prova da sua generosidade. Não foi, por isso, surpresa perceber que os fundos desta obra revertem para associações de animais, que tanto precisam deles para poderem continuar o fantástico trabalho que desenvolvem. Que mais posso dizer: apenas que estou muito orgulhosa da Marlene, não só por ter a coragem de expor mais um pedacinho de si e partilhar com o mundo as estórias que estavam na gaveta, mas também por nos lembrar que podemos sempre fazer a diferença. Recomendo vivamente este livro por todos os motivos e mais alguns.