Peter Pan
de J. M. Barrie; Tradução: Maria Adelaide Namorado Freire
Grátis
Sobre o livro
Peter Pan é um dos clássicos imortais da literatura universal. Escrito por J. M. Barrie em 1904, como peça teatral, o autor estava longe de sonhar o sucesso que a sua obra iria alcançar.
Triunfo da infância heroica sobre o mundo adulto, no livro transparece sobretudo a relutância humana em enfrentar a mudança e o desejo de sermos todos eternas crianças.
A galeria de personagens é inesquecível: Peter Pan, o rapazinho que não queria crescer e que achava que as mães só servem para contar histórias; a cintilante fada sininho, descarada, endiabrada e ciumenta; o sinistro capitão Gancho, cuja mão direita fora decepada e substituída por um gancho; Wendy, a menina a quem Peter Pan ensinou a voar para que pudesse acompanhá-lo à Ilha da Fantasia, onde seria a mãe de todos os rapazes perdidos; o temível crocodilo, fonte de informação horária na ilha; e, enfim, a própria Ilha da Fantasia, habitada por sereias, peles-vermelhas, fadas, piratas e aves encantadas.
Inúmeras vezes encenada, passada a cinema e a televisão, a versão mais conhecida é a de Walt Disney, sendo a mais fiel à obra de Barrie a de 2004.