Bertrand.pt - Pensar com tipos
Opinião dos livreiros
(2)

Pensar com tipos

Guia para designers, escritores, editores e estudantes

de Ellen Lupton 

idioma: Português do Brasil
Editor: Editorial Gustavo Gili
26,50€
Esgotado ou não disponível

Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los. Este livro tenta nos ajudar a pensar com tipografia. A tipografia é uma ferramenta com a qual podemos dar corpo físico a linguagem, dar uma forma concreta ao conteúdo e propiciar o fluxo social de mensagens. Esta obra se dirige a leitores e escritores, designers e editores, professores e estudantes cujo trabalho esteja relacionado com a vida imprevisível da palavra escrita. Da rigidez imposta pelo trabalho com tipos móveis físicos, de metal ou madeira, à flexibilidade oferecida pelo meio digital, o texto evoluiu, passando de um corpo fechado e estável a um ecossistema fluido e aberto cujos atributos de granularidade, cor, densidade e contorno podem ser ajustados de maneira infinita. Pensar com tipos aborda as questões culturais e teóricas que alimentam o design tipográfico. O livro está dividido em três seções: letra, texto e diagrama.

A partir da unidade básica que é a letra, aborda as particularidades da organização das palavras em corpos de texto coerentes e sistemas flexíveis. Os exemplos de projetos e os exercícios práticos incluídos explicam como a tipografia pode ser estruturada e porque é estruturada de tal maneira, com a intenção de revelar as bases funcionais e culturais embutidas nas convenções do design. Pensar com tipos é um recurso inestimável para todos aqueles que já tiveram de atravessar o território abismal da página em branco e foram assediados por perguntas como que fonte usar?, de que tamanho?, como compor, alinhar e espaçar todas essas letras, palavras e parágrafos? Um guia que nos ensina a navegar com imaginação dentro do conjunto de normas tipográficas e nos orienta sobre quando é conveniente quebrá-las.

  • Tipografia
    Patrícia Ramalho - livreira Bertrand Palácio do Gelo | 20-06-2019

    O livro de tipos, como usá-los, e pensar neles. Um livro obrigatório para qualquer estudante de design, para aprender a escolher a tipografia indicada para o meio digital e para o papel.

  • A força dos tipos
    Suzete Araújo - Livraria Fórum Algarve | 17-03-2019

    Este guia mostra como podem ser utilizados os diversos tipos. Uma ferramenta útil para quem trabalha no mundo do design de comunicação, ou para quem o estuda. As diversas formas de tipos de letras podem ser utilizadas nas mais variadas perspectivas, mas a escolha acertada desse tipo de letra é fundamental para passar a mensagem correctamente. A forma dos tipos, como é usada e com que finalidade são factores importantes a ter em consideração na arte gráfica. Um logótipo pode ser criado só com tipos e pode ter uma força enorme, tendo que ter também um impacto imediato, transmitindo de forma clara o seu conceito.

Pensar com tipos
Guia para designers, escritores, editores e estudantes
ISBN: 9788584521067 Editor: Editorial Gustavo Gili Idioma: Português do Brasil Dimensões: 178 x 214 x 14 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 224 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Arte  >  Design e Ilustração

Quem comprou também comprou

Gramática Visual
14,31€
Editorial Gustavo Gili
Curso de Design Gráfico
34,45€
Editorial Gustavo Gili
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.