Pensa num número
de John Verdon
Sobre o livro
Pelo correio chega uma série de cartas perturbadoras que terminam com uma declaração inquietante: «Pensa num número qualquer até mil, o primeiro que te vier à cabeça… Repara agora como eu conheço bem os teus segredos.» Estranhamente, aqueles que obedecem constatam que o remetente de tais cartas previu com precisão a sua escolha. Para Dave Gurney, um inspetor de homicídios recém-reformado da Polícia de Nova Iorque e amigo de um dos alvos das missivas, o que primeiro lhe pareceu um caso estranho depressa se transforma num complicado quebra-cabeças que levará a uma investigação em grande escala na busca de um pérfido assassino em série.
Convidado como consultor pelo gabinete do procurador, em pouco tempo Gurney consegue alguns avanços na descoberta de pistas que a polícia local negligenciara. Ainda assim, diante de um adversário que parece ter o dom da clarividência e antecipar-se a todos os passos, vê os seus melhores esforços dissiparem-se como areia por entre os dedos. Terá encontrado, ao fim de vinte e cinco anos de carreira exemplar, um adversário capaz de o vencer?
Considerado pela crítica internacional uma obra-prima do suspense, Pensa num Núm3ro dá-nos a conhecer uma personagem fascinante, capaz de rivalizar com Sherlock Holmes ou Poirot.
Comentários
-
Grande Thriller!
Um dos melhores livros que já tive o prazer de ler. Engenhoso do início ao fim, mantém o suspense e curiosidade durante toda a narrativa. A história é muito bem elaborada e pensada, onde seguimos um inspector de homicídios a tentar resolver um crime onde nada faz sentido, desde pegadas que vão dar a lado nenhum até ao facto do assassino conseguir ler as mentes das vítimas. Recomendo.
-
Pensa Num Número
Neste livro o autor leva-nos numa aventura com caminhos misteriosos e puzzles à primeira vista indecifráveis, ficamos desde logo intrigados.. Como poderá o assassino saber os números escolhidos pelas vítimas?? Um livro inteligente, original e empolgante que nos deixa em sobressalto desde o primeiro instante.
Até parece um clássico, nada inovador. Por um lado, o assassino inteligente que está sempre um passo à frente e que revela exatamente o que vai acontecer a seguir adivinhando o pensamento das pessoas. Por outro lado, um ex-inspetor da polícia que só quer paz e sossego e que se vê envolvido no maior mistério da sua carreira. Mas afinal, é surpreendente. Seduz nas primeiras páginas, lê-se num ápice e chora-se por mais. Excelente.
Será que o assassino consegue adivinhar o que pensamos? Como é que ele está sempre um passo à frente? Uma história surpreendente com um final inesperado. Afinal nem tudo o que acontece é apenas lógico. O primeiro livro da saga onde o personagem principal tem um "puzzle" intrincado pela frente.
Este é um daqueles livros em que, se começarmos a ler, não conseguimos parar até chegar ao fim. Pelo menos assim foi comigo. Um grande mistério, afinal como é que ele consegue ler a mente das vítimas? Desperta-nos a curiosidade, do inicio ao fim. Para quem gosta de Policiais e mesmo para quem quer ler um, só porque sim, este é sem dúvida ótimo. Recomendo.