Sobre o livro
Enquanto enfermeiros, como é que sabemos que sabemos? como soubemos o que julgamos saber? a partir de que fontes elaboramos e disseminamos conhecimento? como justificamos as crenças que temos? o que fazemos com o que conhecemos? Estamos nos territórios da epistemologia, ocupando-nos com as questões relativas à natureza, às fontes, justificação e validade do conhecimento, incluindo a sua criação e disseminação.
Organizámos o texto em duas partes: a primeira, em que enquadramos a Enfermagem e a Epistemologia; a segunda, o cerne da questão, relativa a a Epistemologia de Enfermagem. Foi redigido a pensar nos enfermeiros sem desconsiderar leitores de outras áreas científicas nem o público em geral.
Um aprofundamento epistémico de enfermagem inclui as fontes de conhecimento, a articulação dos valores profissionais e o seu contributo para os cuidados de saúde, a ligação entre as necessidades em cuidados, o concetual e o empírico, dados de evidências clínicas, pensamento teórico e heurístico, conceitos abstratos e contextos concretos, refinando e gerando conhecimento relevante para os cuidados de Enfermagem; e, claramente, as práticas de cada enfermeiro evidenciam os diversos usos do conhecimento de Enfermagem.