Os Dois Irmãos e a Bruxa
de Carlos Nogueira; Ilustração: Patrícia Figueiredo
Sobre o livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
"A narrativa os Dois Irmãos e a Bruxa, de Carlos Nogueira, é uma versão de um conto tradicional português que lembra o célebre conto dos Irmãos Grimm Hansel und Gretel.
"Era uma vez uma mulher que tinha um filho e uma filha. Um dia, mandou o filho buscar cinco reis de tremoços, e depois disse aos dois:
- Vou para a floresta apanhar lenha.Se eu não voltar, sigam as cascas de tremoços que vou deitando pelo caminho,e andem até me encontrar."
Mas "A mãe não voltou e os irmãos lá foram seguindo as casquinhas de tremoços que ela deitara para o chão".Em vez da mãe, as duas crianças encontraram uma velha que as quer assar no forno. Com o auxilio de uma fada, os dois irmãos conseguem vencer a bruxa. O bem vence o mal, a coragem vence o medo. O diálogo que se estabelece entre as palavras e as ilustrações de Patrícia Figueiredo faz deste livro um objeto sedutor e comunicativo, como de resto é já característico das obras edtadas pela editora Tcharan.