António Pereira Bica nasceu nas vésperas da segunda guerra mundial em Paços de Vilharigues, concelho de Vouzela, região de Lafões, no vale do médio Vouga. Filho de pequenos agricultores, aos 6 anos começou a guardar o pequeno rebanho da casa (cerca de 25 ovelhas e cabras) nos montes da Penoita, extremo norte da serra do Caramulo. Na década de 1950 fez o ensino secundário no liceu de Viseu. No começo de 1958 iniciou o curso de piloto aviador como cadete miliciano voluntário. Por doença prolongada em 1961 deixou o serviço militar e cursou direito na Universidade de Coimbra.
Desde 1968 até pouco depois do 25 de Abril foi advogado nas comarcas de Lafões (Oliveira de Frades e S. Pedro do Sul) e a partir do fim de 1965 presidente da Cooperativa Agrícola de Lafões, tendo participado na sua constituição.
Depois de Maio de 1974 foi dirigente da Organização Regional do Norte do PCP e depois da Organização Regional das Beiras do PCP até ao fim desse ano.
Desde o início de Janeiro de 1975 dirigiu a Comissão de Extinção dos Grémios da Lavoura e das suas Federações, com transferência das suas funções, dos trabalhadores e do património para estruturas cooperativas agrícolas.
De Setembro a Dezembro de 1975 foi secretário de Estado da Estruturação Agrária (Reforma Agrária).
A partir de 1976 voltou a exercer advocacia em Lisboa.
Publicou sob o nome Bernardo Figueiredo "Cada Noite a Manhã", a primeira edição de "Os Dias e as Sombras", "Baldios Quadro Histórico e Legal" e "O Controlo dos Cidadãos Pelo Grande Capital", além de outros.(...)