Os de Cima e os de Baixo
de Paloma Valdivia
Sobre o livro
Há dois tios de habitantes. Os de cima e os de baixo. Os de cima vivem da mesma forma que os de baixo. E os de baixo da mesma que os de cima, mas ao contrário.
Os de cima e os de baixo é um álbum que se destaca pela simplicidade e originalidade da sua proposta narrativa e estética. Parta da concepção do mundo ao contrário, de uma espécie de reflexo da realidade numa dimensão paralela. Longe de partir do princípio de que existem estilos de vida diferentes ou antagónicos, a proposta tenta demonstrar que se trata de mundos que convivem lado a lado, que partilham costumes, que se complementam, com a diferença apenas de que os acontecimentos decorrem em planos opostos… duplicam-se, podem encontrar-se e coincidir.
Um álbum para ler ao alto, ou de pernas para o ar, ao gosto de leitor; ideal para partilhar, podendo ficar um para cada lado. As ilustrações apresentam-nos uma vizinhança muito particular, com personagens de formas básicas, cenas simétricas, cores suaves e cálidas.
O mais engraçado neste livro é que se pode ler de pernas para o ar, para assim vermos, que os que vivem em cima e os que vivem em baixo, não são assim tão diferentes. Para além de ser extremamente original, é também uma boa forma para explicar às crianças a ideia de que, quando num lado do mundo é de dia, no outro é de noite, quando num lado é verão, no outro é inverno. Explica de uma forma simples o que vai ajudar mais tarde a entenderem melhor algumas coisas faladas na escola.
Um mundo. Dois tipos de habitantes. Os que moram em cima e os que moram em baixo. Serão eles diferentes? Se virarmos o livro ao contrário vemos as semelhanças. Enquanto é Verão para os de cima, é Inverno para os de baixo. Tudo é um ciclo e afinal os sonhos e os pensamentos de todos são iguais.