Sobre o livro
Mais um mistério é desvendado: o da Pombagira, Orixá feminino cultuado na Umbanda. Por muitos anos, ela foi estigmatizada sob o arquétipo da moça da rua, o que gerou vários equívocos e, por que não dizer, muita confusão, pois diversas pessoas já recorreram a ela para resolver questões do amor, ou melhor, para fazer amarrações amorosas à custa de qualquer sacrifício.
Agora, Rubens Saraceni, inspirado por Pai Benedito de Aruanda, traz à tona a revelação dos mistérios que envolvem esse Orixá. Ele explica que Pombagira não fazia parte do panteão yorubano e que o seu nome não era revelado na Teogonia nagô. Portanto, é genuinamente brasileira e umbandista e está aí para acolher todos os que se encontram perdidos nos caminhos da vida, ou da ausência desta, pois Pombagira age no íntimo das pessoas como verdadeira psicóloga.
Se antes Pombagira era considerada moça da rua, agora ela é acolhida na Umbanda como divindade, senhora, rainha e guardiã, atuando para que os seres descubram dentro de si o verdadeiro significado do amor. Nesta obra, estão alguns dos seus mistérios, todos fundamentados em Deus e na Criação Divina.