Grátis
Sobre o livro
Esta obra sonda as profundezas menos conscientes da vida social, às quais Emmanuel Todd dedicou toda a sua vida de investigador, para encontrar a explicação para o que se nos afigura atualmente como a grande desordem do mundo.
Apenas pelo entendimento da dinâmica de longa duração dos sistemas familiares, da articulação desses sistemas com a religião e a ideologia, e das ruturas induzidas pelo progresso educativo poderemos compreender o efeito de divergência que afeta as nações desenvolvidas: o paradoxo de um Homo americanus simultaneamente inovador e arcaico, o fenómeno Trump, a falta de realismo das potências alemã e chinesa, a eficiência russa, a renúncia japonesa, as recentes metamorfoses da Europa e o Brexit.
Esta revisitação magistral da história da humanidade permite-nos antever com lucidez o que nos espera no dia de amanhã.
Libération
A desordem do mundo actual e moderno é um tema que está constantemente na ouvido de todos nós. Lemo-lo nos jornais, vemo-lo nas televisões, apercebemo-nos disso nós próprios. O que o autor Emmanuel Todd nos vem tentar explicar é como chegámos a este ponto e o que podemos fazer quanto a isso. Fornece-nos de ferramentas para que possamos tentar antever com um pouco mais de sucesso o dia de amanhã, e só por aí vale a pena pegar neste livro, desligar-nos de todos os outros meios de comunicação e empenhar-nos na leitura desde livro fenomenal.