Sobre o livro
Quando a criança não expressa seus sentimentos dolorosos ou inquietantes, ela pode passar a ter comportamentos difíceis e provocadores, ou sintomas neuróticos. As crianças não têm os recursos interiores para processar e digerir sozinhas os sentimentos que as perturbam. Processar sentimentos dolorosos e difíceis significa senti-los plenamente e pensar sobre eles. Para processá-los, a criança precisa de um adulto compreensivo que possa lhe dar atenção e respostas de qualidade. Ou seja, um adulto que faça o possível para se colocar no lugar da criança, de modo que ela se sinta profundamente compreendida. O objetivo deste livro é ajudar você a fazer exatamente isso.
A autora trata da filosofia e da psicologia que conferem valor terapêutico às histórias contadas para crianças e apresenta maneiras práticas de maximizar esse valor. Ela oferece também orientações úteis sobre como aproveitar, do ponto de vista terapêutico, as histórias criadas espontaneamente pela criança com sentimentos difíceis, incluindo:
- Por que contar histórias é um meio tão eficaz de ajudar as crianças a lidar com seus sentimentos
- De que recursos você pode se valer quando conta histórias
- Como criar a sua própria história terapeuticas para uma criança
- O que fazer quando a criança lhe conta uma história
- Coisas a fazer e a dizer ao trabalhar a história de uma criança
Este livro tem um valor inestimável, não apenas para profissionais que trabalham com crianças, mas também para pais que querem compreender melhor os sentimentos dos filhos.