Bertrand.pt - O Tratado de Lisboa

O Tratado de Lisboa

Génese, conteúdo e efeitos

de Paulo de Pitta e Cunha 

Editor: Instituto Europeu da Faculdade Direito Univ. Lisboa
Edição ou reimpressão: março de 2008
13,12€
Esgotado ou não disponível

Com a assinatura do Tratado que estabelece "uma Constituição para a Europa", pretendeu dar-se um passo significativo na intensificação do processo de integração europeia.
O projecto, que entrou em colapso após a rejeição dos referendos realizados em 2005 em dois dos países fundadores, acaba de ressurgir sob as vestes de um "Tratado Reformador", também conhecido por "Tratado de Lisboa". Tendo renascido no presente livro, em larga medida por impulso da França e da Alemanha, o Tratado Reformador apresenta-se, sob novas vestes, como o verdadeiro "Ersatz" da Constituição europeia.
O Autor analisa criticamente os recentes projectos europeus, entre si extremamente semelhantes, não obstante o cuidado que houve em atenuar a simbologia contida na Constituição europeia, debruçando-se em particular sobre a tácita decisão dos governos participantes de renunciarem, na medida do possível, à fórmula de democracia directa (referendos) sobre o conteúdo do Tratado ora proposto. Este recolheu a assinatura dos representantes dos 27 Estados membros em 13 de Dezembro de 2007, faltando ainda completar os processos de aprovação em cada um dos países envolvidos.

O Tratado de Lisboa
Génese, conteúdo e efeitos
ISBN: 9789898022813 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Instituto Europeu da Faculdade Direito Univ. Lisboa Idioma: Português Páginas: 144 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Direito  >  Direito Comunitário

Sugestões

Tratados da União Europeia
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,90€
Porto Editora
A Convenção Europeia dos Direitos do Homem Anotada e Protocolos Adicionais Anotados
10%
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.