Sobre o livro
Este clássico de literatura infantil escrito em 1955 por C. S. Lewis e ilustrado por Pauline Baynes é o primeiro de sete volumes que compõem «As Crónicas de Nárnia» e que dão início a uma nova colecção da Presença com o mesmo nome. Neste livro, Digory e Polly conhecem-se e tornam-se amigos num frio e chuvoso Verão em Londres. Os dois irão viver fantásticas aventuras quando o maléfico tio de Digory, Andrew, que pensa ser um mágico, os manda repentinamente para outro mundo. Acabam por encontrar o caminho para Nárnia, um mundo encantado repleto de um sol radiante, de flores e árvores que crescem miraculosamente e de animais falantes, criado através da canção de Leão… Uma história inesquecível, que nos mostra como começou o glorioso nascimento de Nárnia. Uma obra que vai apaixonar miúdos e graúdos, amplamente conhecida do público em geral.
in, Público, 04.10.03
Comentários
-
Leitura obrigatória!
Uma história impressionante acerca de dois amigos que assistem ao nascimento de um novo mundo cheio de magia. Quando Diggory e Polly se encontram dentro do escritório privado do tio de Diggory, eles são lançados para um bosque entre os mundos, onde descobrem um mundo moribundo e o nascimento de um outro, na esperança de encontrar uma cura para a mãe de Diggory, mas nas suas viagens, eles também encontram um grande mal. A história está escrita de maneira muito audaz e inocente, com imensa imaginação e realmente cativou-me. Uma grande maneira de entrar e descobrir o mundo mágico de Nárnia:-) (De destacar que cronologicamente este é o primeiro livro, mas não foi o primeiro publicado pelo autor. Resolvi seguir as aventuras de Nárnia cronologicamente nas minhas viagens a esta terra mágica.)
Como é que se comenta uma das mais importantes obras de literatura infantil/juvenil de todos os tempos?! Esta obra é a introdução perfeita ao mundo de Nárnia e é com mestria que C.S.Lewis nos guia pela história, descrevendo cada cena maravilhosamente para que o leitor possa formar, ele mesmo, a sua ideia de Nárnia.