Bertrand.pt - O Riso da Mulher de Trácia

O Riso da Mulher de Trácia

Uma Pré-História da Teoria

de Hans Blumenberg 

Editor: Difel
13,12€
Esgotado ou não disponível

O Riso da Mulher de Trácia parte da metáfora de Platão sobre a queda de Tales de Mileto num poço quando observava as estrelas - queda sublinhada pelo riso irónico de uma serva que dizia não valer a pena conhecer as coisas do Céu se se era incapaz de olhar para diante dos pés. Este riso, que perseguiu os teóricos ao longo do tempo, simboliza a divisão entre o mundo da vida e o mundo do pensamento, num quadro, dir-se-ía, de crónica incompreensão mútua.
Blumenberg procede a uma análise exaustiva desta metáfora, desde a posição de Platão até à de Heidegger, passando por Santo Agostinho, Bacon, Montaigne, Voltaire e Nietzsche.
Trata-se de uma brilhante abordagem das principais formas de encarar a produção de conhecimentos ao longo do tempo, onde não falta uma referência detalhada ao terramoto de Lisboa de 1755 e às suas consequências na Filosofia das Luzes. Na opinião de Blumenberg, o terramoto teria funcionado como uma espécie de "poço", ou seja, de chamada à realidade do pensamento teórico da época.

Críticas de imprensa
Blumenberg procura fazer uma "pré-história da teoria" a partir de uma anedota famosa, a que conta como tendo Tales saído para observar os astros, caiu num poço que não vira, provocando assim o riso da sua criada trácia…A história da teoria acompanha-se, desde então, dos ecos desse riso…»
Público

Outros livros da coleção

O Oriente no Ocidente
19,19€

de Jack Goody 

Difel
O Riso da Mulher de Trácia
Uma Pré-História da Teoria
ISBN: 9789722902793 Editor: Difel Idioma: Português Dimensões: 150 x 230 x 10 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 168 Tipo de Produto: Livro Coleção: Memória e Sociedade Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Filosofia
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.