O Regresso de Martin Guerre
de Natalie Zemon Davis
Sobre o livro
Jovem recém-casado, Martin Guerre deixou a sua vila do Languedoc, reaparecendo uma dúzia de anos mais tarde, quando já um outro camponês lhe tinha usurpado a identidade, a mulher e a propriedade. Este caso deu origem, em 1560, em Toulouse, a um dos processos judiciais mais famosos do século XVI e, mais tarde, através do relato elaborado pelo juiz Jean de Coras, a um dos primeiros best-sellers da edição moderna. Quem eram o verdadeiro e o falso Martin Guerre? Quais as motivações da enigmática Bertrande de Rols e qual o papel desempenhado pela aldeia de Artigat?
A investigação da conhecida historiadora Natalie Zemon Davis, consultora do filme Le Retour de Martin Guerre (1982) de Daniel Vigne, protagonizado por Gérard Depardieu e Nathalie Baye, acrescenta novas dimensões a esse famoso caso, que inspirou também a obra Sommersby (1993), dirigida por Jon Amiel, com Jodie Foster e Richard Gere.
Assinalando os 25 anos do aparecimento deste livro em inglês, e sublinhando a importância de uma obra que é hoje um clássico da Micro-história, a edição portuguesa inclui um ensaio recente em que a autora regressa à estória de Martin Guerre e aos problemas que esta levanta em torno da identidade e da memória, para nos dar um testemunho espantoso sobre a "escrita da história".