O Rapaz da Fotografia
de Nicole Trope; Tradução: Paulo Jorge de Oliveira Mendes
Sobre o livro
Uma inquietante viagem pela psique humana, com um final imprevisível.
Megan procura o seu filho Daniel desde que foi buscá-lo à escola e não o encontrou. Não há sinal dele nem do seu ex-marido. Os apelos que fez na comunicação social e online não deram em nada.
Seis anos depois, recebe um telefonema a informar que Daniel foi encontrado. O seu alívio e emoção são rapidamente temperados quando percebe que Daniel já não é a criança feliz de que ela se lembra. Está traumatizado e magoado, depois de ouvir muitas mentiras contadas pelo pai, entretanto falecido.
Daniel é pouco comunicativo e distante, embora deixe entrever, por vezes, a criança que um dia foi. Megan tem a certeza de que o filho sabe mais sobre a morte do pai do que dá a entender e que não percebe que o seu segredo pode destruir toda a família.
Um livro comovente, duro e inesquecível.
Megan divorciou-se recentemente do seu ex-marido, um homem muito controlador, e, um dia vai buscar o filho Daniel à escola mas não o encontra e dizem-lhe que o pai o foi buscar. Durante seis anos, Megan não sabe nada de Daniel, até que um dia lhe comunicam que foi encontrado. No entanto, Daniel não é a criança feliz que Megan se recorda mas sim, um adolescente calado e distante. Esta é uma história que nos deixa logo de coração nas mãos. Uma criança raptada pelo próprio pai. Sentimos a dor e o desesperado de Megan. Vamos conhecendo a história entre passado e presente. O presente no tempo em que Daniel é reencontrado, já com 12 anos, e vamos voltando atrás, ao longo destes seis anos, e ficando a conhecer um pouco melhor o que Megan passou mas também alguns capítulos dedicados a Daniel, e que me fizeram sentir um nó no estômago. É um livro que tem sempre um clima muito tenso, e onde sentimos que algo não está bem e que vai acontecer algo mas não sabemos bem o quê, mas que estamos sempre expectantes. Na parte final temos também umas reviravoltas, umas que já suspeitava, outras que me surpreenderam bastante. Um thriller que nos deixa sempre muito angustiados.