O que o Dinheiro Não Pode Comprar
Os limites morais dos mercados
de Michael J. Sandel; Tradução: Alberto Gomes
Grátis
Sobre o livro
A nossa vida parece estar amplamente regulada - quase sequestrada - pelos mercados. O mais importante filósofo da atualidade mostra-nos porque é tempo de parar e mudar o curso do caminho.
Vivemos numa época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Nas últimas décadas, os valores do mercado infiltraram-se em quase todos os aspetos da nossa vida - saúde, educação, justiça, governo e até família -, e deixámos de ter uma economia de Mercado para passarmos a ter uma sociedade de mercado. Mas que preço pagamos por vivermos numa sociedade em que tudo está à venda?
Devemos recompensar monetariamente as crianças por lerem livros ou terem boas notas? É ético sermos pagos para tatuar o corpo com mensagens publicitárias? Pagar a pessoas para doar órgãos ou para testar novos fármacos? E o que dizer da venda de cidadania a imigrantes?
Neste livro, Michael J. Sandel lança o debate para repensarmos o papel e o alcance dos mercados nas nossas práticas sociais, nas relações humanas e na vida quotidiana. E, acima de tudo, procura responder à questão fundamental: como podemos proteger aquilo que é verdadeiramente importante?
John Gray
TLS
«Um livro extraordinário e indispensável para compreender a relação entre moral e economia.»
The Times
«Um livro importante, escrito pela pessoa certa.»
The New York Review of Books
«O filósofo aponta, claramente, a necessidade de uma mudança profunda na nossa sociedade.»
The Wall Street Journal
«Não há, hoje, no vasto mundo da língua inglesa, ninguém que consiga comunicar ideias tão bem quanto Michael J. Sandel.»
The Guardian
«A forma como nos mostra por que razão as mudanças são tão importantes - nisto, Sandel é genial.»
Financial Times