O Professor de Inglês na Era da Interculturalidade
de Helena Castro
Sobre o livro
Durante as últimas décadas, o objectivo primordial, associado à aprendizagem de uma língua, surge no sentido do desenvolvimento de uma competência comunicativa, acentuando-se a necessidade de aprender a língua para comunicar. A função social da língua assume-se como uma prioridade; contudo, a valorização do conteúdo cultural que lhe está associada é entendida parcelarmente e de forma limitada. A cultura ensinada é encarada como um produto e não como um processo e é esta mudança de perspectiva que aqui pretendemos pôr em relevo, através de um estudo empírico centrado na figura do professor, que procurou verificar a sua participação no desenvolvimento de uma competência intercultural que surgirá directamente relacionada com o ensino da cultura subjacente ao uso concreto de uma língua. Este livro tem por base uma dissertação, desenvolvida no âmbito do mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta e, no seu conjunto, fornece as coordenadas para entendermos este novo modo de olhar o processo de ensino-aprendizagem de uma língua, assente no desenvolvimento de uma competência intercultural que parece marcar a diferença na era da interculturalidade.