O Processo da Crença
de Fernando Gil
Sobre o livro
Co-autoria de Pierre Livet e João Pina Cabral.
O Processo da Crença reúne as comunicações apresentadas no seminário The Process of Belief, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, entre 15 e 18 de Julho de 2002.
A crença não é apenas um estado, mas um processo mental. Registo ao mesmo tempo epistemológico, pois participa directamente no conhecimento, e epistémico, pois exprime-se por um assentimento subjectivo, a crença enxerta-se nas práticas e possui uma componente afectiva e volitiva.
As comunicações apresentadas a um Seminário Interdisciplinar - sobre a Crença - realizado (...) na Fundação Gulbenkian, (...) são agora reunidas num volume. São 22 ensaios ou estudos, agrupados em quatro partes: O que é a Crença?; Formação e Motivação; Fixação e Transmissão; Revisão e Resistência. O Seminário foi coordenado por Fernando Gil, Pierre Livet e João Pina Cabral, sendo que o primeiro "em guisa de posfácio" faz um esclarecedor balanço/síntese das várias intervenções e manifesta a esperança de poder haver uma segunda edição da iniciativa.
in JL de 7-20 Julho 2004