Bertrand.pt - O Mundo Pós-Americano

O Mundo Pós-Americano

de Fareed Zakaria 

Editor: Gradiva
Edição ou reimpressão: setembro de 2008
14,64€
Esgotado ou não disponível.

Do mesmo autor de O Futuro da Liberdade (ed. Gradiva), a Gradiva publica agora O Mundo Pós-Americano de Fareed Zakaria. Há semanas consecutivas nos tops de vendas americanos, esta nova obra do editor da revista Newsweek International analisa a actual distribuição do poder no mundo.

Com as suas habituais lucidez e perspicácia, Fareed Zakaria retira as devidas lições das duas grandes deslocações de poder ocorridas no passado - a ascensão do mundo ocidental e a ascensão dos Estados Unidos - e conclui o que podemos esperar da terceira deslocação: a «ascensão dos restantes», isto é, o crescimento de países como a China, a Índia, o Brasil, a Rússia, a África do Sul e muitos, muitos outros.

Este crescimento económico cria uma nova paisagem mundial, na qual o poder se desloca e a riqueza e a inovação irrompem em locais inesperados. O crescimento económico gera ainda confiança política e orgulho nacional. A confirmar-se esta tendência, a globalização ver-se-á cada vez mais confrontada com o nacionalismo - tensão que definirá provavelmente as próximas décadas. O crescimento mundial traduz-se em muitas coisas boas, mas também cria muitos problemas que o mundo não está ainda preparado para enfrentar. O debate político actualmente em curso nos Estados Unidos ignora por completo este desenvolvimento mais vasto, obcecado como está com questões como o terrorismo, a imigração, a segurança interna e os pânicos económicos. Os verdadeiros desafios que se colocam ao país vêm dos vencedores, e não dos vencidos, do novo mundo.

O grande desafio colocado à Grã-Bretanha foi o declínio económico. O desafio agora enfrentado pelos Estados Unidos é o declínio político, pois, à medida que «os restantes» crescem em importância, o papel central dos Estados Unidos ver-se-á necessariamente reduzido. Washington precisa de dar início a uma transformação séria da sua estratégia mundial, passando de hegemonia dominante a algo mais parecido com um corretor honesto. Tem de procurar partilhar o poder, criar alianças, granjear legitimidade e definir a sua ordem de trabalhos mundial - tudo tarefas hercúleas. Nada disto será fácil para a maior potência que o mundo já conheceu - a única potência com verdadeiro poder durante muito tempo. Mas como ficamos a saber graças a este livro profundamente pertinente e esclarecedor, tudo isso está a mudar. O mundo que nos espera é, pois, pós-americano.

Críticas de imprensa
«Neste livro não se trata do declínio dos Estados Unidos, mas antes da ascensão ("rise") de todos os outros - adverte Fareed Zakaria logo nas suas duas primeiras linhas daquilo que já se desenha como o seu segundo "best seller". Editor internacional da Newsweek, licenciado em História pela Universidade de Yale e doutorado em relações internacionais por Harvard, Fareed Zakaria é um dos "opinion makers" americanos mais conceituados. [...] Uma análise brilhante e bem sustentada sobre o actual período de efectivas e profundas transformações nas relações internacionais.»
José Gabriel Viegas, Expresso

O Mundo Pós-Americano
ISBN: 9789896162672 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Gradiva Idioma: Português Dimensões: 155 x 231 x 11 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 256 Tipo de Produto: Livro Coleção: Trajectos Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Literatura  >  Ensaios
Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política Internacional

Sugestões

Mulheres Livres, Homens Livres
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
18,80€
Quetzal Editores
Uma História do Desejo Feminino
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,70€
Quetzal Editores
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.