O Mordomo do Mundo
Como a Grã-Bretanha se colocou ao serviço de magnatas, cleptocratas e corruptos
de Oliver Bullough; Tradução: Jorge Mourinha
Sobre o livro
A Crise do Suez de 1956 foi o ponto mais baixo da Grã-Bretanha no século XX, o momento em que a outrora superpotência foi forçada a abdicar do seu império.
Tendo perdido as glórias e a riqueza do passado, que papel iria este histórico país desempenhar a partir de então de modo a prosperar? A verdade é que a Grã-Bretanha não levou muito tempo a encontrar outro papel a nível global. Até arranjou uma indumentária própria. Os líderes mundiais é que demoraram a aperceber-se disso.
Este livro revela a escandalosa realidade de como a Grã-Bretanha se colocou no centro da economia offshore global e ao serviço das piores pessoas do mundo, sendo agora uma nação de mordomos, facilitando crimes financeiros e comportamentos ilícitos, e bajulando sem quaisquer escrúpulos quem lhe dê um retorno financeiro. Se os grandes líderes mundiais estão determinados a colocar o combate à corrupção no centro das suas políticas externas, então, terão de enfrentar a Grã-Bretanha.
Catherine Belton, autora de Os Homens de Putin
The Wall Street Journal
«É difícil imaginar um livro mais atual — um relato explosivo, tão brilhante quanto deprimente, de décadas de conforto financeiro obtido de modo ilícito e sobre os políticos que permitiram que isso acontecesse. É preciso coragem para escrever e publicar um livro como este.»
The Guardian
«Um relato urgente do historial britânico de acolher com agrado capital corrupto. Oliver Bullough argumenta de modo convincente que, embora mais fundos anticorrupção e uma fiscalização mais rígida sejam bem-vindos, o que é realmente necessário é uma mudança de filosofia, para que os princípios sejam mais importantes do que os lucros de alguns.»
The Economist
«Oliver Bullough demonstra de modo impressionante como o setor financeiro desregulamentado do Reino Unido ajuda plutocratas desonestos a protegerem as suas fortunas.»
Daily Express
«O relato de Oliver Bullough sobre o papel do Reino Unido como facilitador de irregularidades financeiras é um apelo à ação.»
Daily Mail «Um livro que não poderia ser mais oportuno, dados os esforços atuais para apreender a riqueza expatriada dos oligarcas russos após a invasão da Ucrânia.»
Kirkus Reviews