Este não é propriamente um livro sobre técnicas e posições sexuais (embora também lá estejam algumas). Segundo explicou a autora em entrevista ao Público (suplemento Mil Folhas de 1/3/03), o título é uma provocação ("O Kámasutra foi escrito por Vatsyayana, há cerca de dois mil anos, numa perspectiva masculina. Não se preocupava com a saúde da mulher, com as suas mudanças e ciclos, as suas características específicas. Por isso o próprio título 'Kámasutra para Mulheres' é também um sarcasmo.")
Vinod Verma sentiu "que era necessário reescrever o Kámasutra (...) baseado nos princípios ancestrais do ayurveda.", uma ciência indiana, uma tradição milenar, que tem uma concepção holística da vida, como um todo em harmonia, o homem e a natureza. E quando essa harmonia entra em desequiíbrio é preciso reequilibrá-la.
Vinod Verma é doutorada em Biologia da Reprodução, Neurobiologia e Ginecologia. Estudou em França, Estados Unidos e Alemanha. Foi investigadora de uma empresa farmacêutica alemã e, desiludida com o trabalho que ali se fazia regressou à Índia, para aprender os ensinamentos do ayurveda. Hoje dá aulas, conferências, tem uma escola, e já publicou uma dezena de livros.