O Jardim da Esperança
de Diane Ackerman; Tradução: Alice Rocha
Grátis
Sobre o livro
Antes da Segunda Guerra Mundial, Varsóvia orgulhava-se de ter um dos mais famosos jardins zoológicos da Europa, um autêntico Éden. Jan e Antonina Zabinski, um casal de polacos cristãos que partilham a paixão pelos animais e pela natureza, são tratadores do zoo e vivem dentro do próprio parque.
Porém, o terror nazi não poupará a paz deste cenário quase idílico, e no meio de toda a destruição só a coragem e a grandeza dos Zabinski permitem utilizar o próprio zoo para salvar as vidas de centenas de judeus.
Esta obra é o testemunho poderoso dessa coragem, uma história verídica e heróica, baseada em inúmeras fontes da época, que ilumina a relação profunda entre a humanidade e a natureza, e celebra, com rara sensibilidade, a beleza, o mistério e a tenacidade do espírito humano.
Dava Sobel, autora de The Planets e Galileo's Daughter
New York Times
«Ackerman conta a história notável de Jan Zabinski, director do Jardim Zoológico de Varsóvia, e da sua mulher¿ Esta história, cheia de suspense e maravilhosamente concebida, merece um grande público.»
Publisher¿s Weekly starred review
«Uma história maravilhosa sobre o Holocausto pode parecer um oxímoro grotesco. Mas em Memórias de Varsóvia Ackerman prova o contrário. Eis uma verdadeira história - de empatia humana e o seu oposto - simultaneamente séria, exuberante, inteligente e divertida. Ackerman tem uma história magnífica para contar e conta-a magnificamente.»
The Washington Post
«Uma demonstração exemplar de erudição e êxtase de imaginação. O relato comovente que Ackerman faz dos heróicos Zabinski ilumina a ligação profunda que existe entre a humanidade e a natureza, celebrando a beleza, o mistério e a tenacidade da vida.»
Booklist starred review
«Talhado para uma adaptação cinematográfica¿ um livro para ler , reler e dar a outros.»
Los Angeles Times
É um livro que recomendo vivamente. Baseado em acontecimentos reais, narra-nos uma parte da muito corajosa resistência polaca ao nazismo. Mas o que mais me prendeu, foi o amor pelos animais...