Bertrand.pt - O Estranho Caso do Nacionalismo Português

O Estranho Caso do Nacionalismo Português

O Salazarismo entre a literatura e a política

de Luís Trindade 

Editor: Imprensa de Ciências Sociais
Edição ou reimpressão: novembro de 2008
21,90€
Notifiquem-me quando disponível.

Em 1940, depois de visitarem a Exposição do Mundo Português, dois minhotos trocavam impressões, quando um disse ao outro: «Agora já tu sabes o que é ser português!...» É provável que isto não se tenha passado assim, que nunca ninguém se tenha deixado despojar tão completamente da sua identidade, mas Augusto de Castro, o escritor e jornalista que contou a historia, achou-a verosímil. Naquele momento, o nacionalismo era o consenso mais evidente na sociedade portuguesa. Atribui-se normalmente este fenómeno à propaganda salazarista. Neste livro, pelo contrário, procura-se reconstituir o longo e complexo processo ideológico que conduziu àquele episódio: como a literatura e a cultura de massa construíram, desde finais do século XIX, a base simbólica do que viria a ser o salazarismo. O resultado foi uma representação do país donde desapareceu a realidade social mas onde muitos portugueses se reviram. Foi esse O Estranho Caso do Nacionalismo Português.

O Estranho Caso do Nacionalismo Português
O Salazarismo entre a literatura e a política
ISBN: 9789726712220 Ano de edição ou reimpressão: 11-2008 Editor: Imprensa de Ciências Sociais Idioma: Português Dimensões: 150 x 228 x 19 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 349 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  História  >  História de Portugal

Quem comprou também comprou

Salazarismo e Cultura Popular (1933-1958)
20,42€
Imprensa de Ciências Sociais
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.