Sobre o livro
A avaliação escolar constitui tecnologia de controlo da qualidade dos processos formativos. Porém, a sua validade é frágil e o valor de uso dos certificados que permite está diminuído. Os alunos desenvolveram generalizada predisposição para a fraude escolar e abraçaram diversas práticas fraudulentes, apoiadas em pactos de silêncio atentamente vigiados. Os professores enfraqueceram as práticas de controlo e sanção, afectadas por tensões normativas e incertezas pragmáticas. A fraude escolar, favorecida por inquestionada e injustificada tolerância social e organizacional, encontra no copianço a sua mais fiel expressão. Ao atacar o sistema educativo no seus nucleares processos de realização, prejudica a missão das oranizações escolares e penaliza a sociedade que delas legitimamente espera mais eficaz e eficiente desempenho. Este estudo permite visitar a metrologia escolar, analisar discursos e descobrir práticas, vislumbrar tensões e contradições, articular regras e discursos, compreender por que, afinal, a fraude escolar atingiu tão grande e indesejada expressão.